5 de fevereiro de 2014

Dicas para tirar o visto


Tirar o visto não é algo muito fácil! Exige algumas coisas de nós, meros mortais:

  1. Tempo - Você leva no mínimo dois dias para tirar seu visto. O primeiro dia é reservado para a entrega de documentos e foto. Já o segundo dia é exclusivamente a entrevista com o cônsul. Além disso, para facilitar nossa vida, cada etapa acontece em um lugar diferente. 
  2. Dinheiro - Como disse no outro post, gastei 600 reais para tirar meu visto. Claro que este valor inclui a taxa cobrada pela agência (cerca de 200 reais). A ideia inicial era fazermos todo o processo sozinhas, mas o site de agendamento é ser super complicado. Você também vai gastar bastante dinheiro caso o Consulado não seja no seu estado. Como somos de Florianópolis, nossas opções foram: São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte e Brasília. Apesar de SP ser a cidade mais próxima, gastaríamos muito com transporte. Por isso optamos pelo Rio de Janeiro (Juliana tem familiares em Bangu). Nesses dias gastamos com alimentação, transporte e as passagens (que não foram NADA baratas! Cerca de 700 reais cada uma).
  3. Paciência - Sim, você deve ter muita paciência! É necessário responder a um questionário com perguntas pra lá de estranhas! Imagine que perguntam até se temos a intenção de fazer um ataque terrorista! Parece piada, mas não é!
Depois que você se prepara mentalmente (e o bolso também!), é o momento de de iniciar o processo. Vamos as dicas?


  1. Separe todos os tipos de documentos possíveis. Eu levei meu extrato bancário, xerox de cpf e rg, foto 5x5, carteira de motorista, holerites e o passaporte (óbvio!). Como a viagem foi custeada pelo meu pai, também levei  o extrato dele, holerite, xerox de cpf e rg e uma carta de custeio registrada em cartório. Na verdade, não precisei mostrar nada disso. Mas cada cônsul tem uma personalidade, e se a pessoa que for fazer a sua entrevista pedir os documentos, todos já estarão ali! Sem crise! Um exemplo interessante aconteceu no dia que fui fazer a entrevista. Conhecemos um menino na fila, e o cônsul exigiu a tal da foto 5x5, e ele não tinha! Ou seja, teve que voltar outro dia... A sorte é que o garoto era do Rio de Janeiro. Mas imagine se fosse de outro estado? Melhor não arriscar, não é mesmo?
  2. Responda todas as perguntas com frases curtas. O nervosismo vai querer que você dê respostas longas, mas isso só mostra ao cônsul que você está nervoso. Muitos podem interpretar essa reação como "algo errado", não devemos estar desta maneira, afinal não estamos fazendo nada de errado.
  3.  Programe-se! Chegue cedo, pois se você perder seu horário não conseguirá fazer a entrevista em um horário de "encaixe". Será necessário entrar em contato com o Consulado e explicar o motivo do seu não comparecimento, para assim marcar em outro dia. Ninguém merece!
  4. Se você seguir a dica de cima, prepare as pernas! As filas são feitas na rua, embaixo do sol, sem nenhum banco ou conforto. As pessoas ficam "amontoadas" esperando o seu horário. Nada legal!
  5. Não leve aparelhos eletrônicos. Não é permitida a entrada com nenhuma espécie de aparelho eletrônico dentro do Consulado. Do lado de fora, algumas pessoas utilizam um colete, informando que guardam o seu celular. Mas estas pessoas não são "oficiais", são como flanelinhas. E pior: cobram 25 reais para "guardar" seu celular! Não vale a pena o custo.
  6. Utilize roupas mais comportadas. Fica bacana colocar uma calça jeans e uma blusa mais fechada. Dentro do Consulado tudo é muito sério e é importante que sua vestimenta combine com o local.
  7. E por último: NUNCA, em hipótese alguma utilize o banheiro para visitantes do Consulado. A limpeza é deplorável e vergonhosa!

Essas são as dicas principais para quem deseja tirar o visto.
Tudo é muito simples, mas são tantas etapas que acabam tornando o processo um pouco complicado.
No fim, acabamos sentindo medo de não estarmos com tudo em mãos.
Mas fique tranquilo, se eu consegui, você também consegue!

Depois dessas dicas, tudo que tenho a desejar é:


XOXO,



0 comentários:

Postar um comentário